quarta-feira, 22 de junho de 2011

Relação competências TIC / trabalho na formação


 GRUPO CONSTITUIDO POR: Ana Isabel Ferreira; Alexandra Gomes; Sílvia Eiras; Mª José Ramalho; Rosa Nascimento; Mª José Mendonça; João Soares; Vanda Lourenço

         O grupo começou por reler as competências TIC e analisar cada uma destas para cada um dos trabalhos realizados, nas turmas, no âmbito desta formação.
         Em relação ao Domínio da informação, o grupo considerou que alguns trabalhos permitiram desenvolver a última meta deste domínio. Isto porque os alunos trabalharam no PowerPoint, nas calculadoras e no Excel.
         No domínio da comunicação, algumas turmas desenvolveram actividades que permitiram comunicar e interagir utilizando as ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona tais como correio electrónico e blogues.
         No que diz respeito ao domínio da comunicação, o grupo considerou ter sido este o mais trabalhado, quase todos os trabalhos convergiram para o desenvolvimento das competências deste domínio.
         O mesmo já não aconteceu com o domínio da segurança que foi onde foram apenas feitas algumas abordagens superficiais. O grupo considera que muito há, ainda, a fazer neste domínio.

 GRUPO CONSTITUIDO POR: Elsa Vilhena, Emília Ascensão, João Carrilho, Vera Neves, Susana Castro, Cristina pereira, Magda Matos, Manuela Baião, Madalena Cavaco, Luísa Correia, Isabel Xarepe.
No domínio da informação foram realizadas pesquisas na NET em diferentes motores de   busca.
Quanto à comunicação usaram-se blogues, e-mail e moodle
No que se refere à produção os trabalhos desenvolvidos  foram - processamento de texto, paint, Excel, Power point, open office, Photostory e movi maker. 
No domínio da segurança foram feitas sessões de esclarecimento e partilha com colegas e encarregados de educação e usou-se um link sobre Segurança na net.

Grupo: Célia Ramos; Isabel Campos: Liliana Oliveira; Manuela Fernandes; Valentina Barros; Vera Borges
Domínio: Informação
Neste grupo de trabalho, as turmas do 1º ano iniciaram os aspectos relacionados com as ferramentas de acesso à informação, tendo os mesmos sido aprofundados nos anos posteriores.
Os alunos dos anos terminais de ciclo já realizaram pesquisas nos diferentes recursos digitais on-line (endereços de internet, motores de busca…), identificando as ideias centrais do conteúdo e a sua pertinência. Estes alunos utilizam com agilidade programas educativos on-line.

Domínio: Comunicação
Nos primeiros anos de escolaridade, as ferramentas de sincronia e assíncrona a que se recorreu foram o email e o blogue da turma, enquanto nos anos terminais os alunos já fazem um uso pessoal das referidas ferramentas, recorrendo ao email, facebook… para comunicar assuntos particulares ou de âmbito escolar (partilha de pesquisas, trabalhos de projecto, trabalhos de casa…) quer entre si, quer com os professores.

Domínio: Produção
Os alunos de todos os anos de escolaridade, de acordo com o seu ano de escolaridade, recorreram a ferramentas digitais, utilizando diversos programas (Word, Excel, PowerPoint, PhotoStory, MovieMaker, …) para criar documentos com um grau de complexidade inerente ao seu desenvolvimento.

Domínio: Segurança
Ao nível do 1º ano, a utilização das ferramentas digitais é ainda muito elementar, tal como a sua compreensão dos comportamentos de segurança e dos direitos de autor.
No 3º e 4º ano, a maioria dos alunos já reconhece os perigos de utilização das ferramentas digitais, adoptando alguns comportamentos de segurança. Algumas crianças já fazem a referenciação das fontes electrónicas, verificando-se o respeito pelas regras de conduta on-line, assim como pelas normas de utilização das ferramentas digitais.


Sem comentários:

Enviar um comentário